3 Dicas para ter um sono realmente reparador

No post de hoje, Guilherme e Roney, criadores do blog Senhor Tanquinho, irão falar sobre algumas dicas pessoais que eles usam para melhorar a qualidade de suas noites de sono.

Olá!

Neste post, nós vamos revelar 3 táticas para melhorar a qualidade do seu sono.

E o melhor: nenhuma delas vai envolver suplementos caros, remédios, ou malabarismos na sua vida.

Em vez disso, focamos em 3 dicas baratas e fáceis de serem tomadas.

Para que você consiga começar a colher ainda hoje os benefícios de uma boa noite de sono.

Antes de mais nada, um aviso.

Nós sabemos que que uma ter uma boa noite de sono não é uma ciência exata.

Até porque muitos fatores acabam entrando em jogo.

(Fatores que vão desde a sua dieta até suas principais preocupações e ansiedades.)

Mesmo assim, vale a pena focar em melhorar a qualidade do seu sono.

Porque ter um sono de qualidade está relacionado a diversas consequências, incluindo:

  • melhor saúde
  • maior longevidade
  • maior capacidade de foco na tarefas do dia
  • menor quantidade de gordura corporal
  • maior quantidade de massa muscular
  • maior qualidade de vida
  • menor nível de estresse

dentre muitos outros benefícios.

Bom, agora que você já deve estar convencido de que “dormir bem faz bem”, vamos às dicas!

 

Dica #1 – Torne seu quarto lugar bem silencioso (ou use tampões de ouvido)

A primeira é minha dica favorita: usar tampões de ouvido.

Além de ser uma medida super barata, ainda resolveu muito de nossos problemas para dormir.

Tampões de gel ou de silicone podem ser encontrados na maioria das farmácias por preços bem acessíveis (cerca de 6 a 9 reais), e apresentam uma ótima durabilidade (um par chega a durar mais de 6 meses).

Por serem maleáveis, eles se adaptam ao ouvido de todas as pessoas, proporcionando uma noite de sono livre de ruídos indesejados.

Essa é uma boa medida principalmente para quem tem o sono leve e acorda com qualquer ruído que ocorra no meio da noite.

Assim, ao evitar acordar por qualquer coisa, a tendência é que a qualidade de seu sono acabe melhorando bastante.

Permitindo que você acorde no dia seguinte com muito mais disposição — principalmente em comparação a uma noite de sono cheia de interrupções.

 

Dica #2 – Procure deixar seu quarto bem escuro (ou use vendas)

A claridade que adentra seu quarto é outro fator que pode atrapalhar seu sono.

A maioria das pessoas nem chega a se dar conta, mas um ambiente claro não é o ideal para uma noite de sono bem aproveitada.

Mas há uma forma simples de se resolver isso: através de cortinas blackout.

Como o próprio nome já diz, esse tipo de cortina não permite a passagem de luz, deixando um ambiente realmente mais escuro.

Sendo especialmente vantajosa para aquelas pessoas que não se levantam ao raiar do dia, e que por conta da luz solar, acabam acordando antes do que deveriam.

Por outro lado, você não precisa se desanimar se não puder instalar uma cortina blackout agora em sua casa.

Isso porque uma solução ainda mais barata para esse problema da claridade são as vendas (ou máscaras) para dormir.

Tanto as máscaras quanto as cortinas podem ser facilmente encontradas para venda na internet a preços que começam em 5 reais e 50 reais respectivamente.

 

Dica #3 – Tome café até no máximo 6 horas antes de se deitar (ou tome café descafeinado)

Apesar de sermos grandes apreciadores de um bom café, nós também sabemos que essa bebida pode atrapalhar noites de sono.

Por isso, preferimos deixar para tomar nosso último cafezinho do dia no máximo 6 horas antes de deitar.

Isso porque a cafeína fica circulando em seu sangue por um bom tempo após ser ingerida.

Na verdade, estudos mostram que ingerir cafeína 6 horas antes de dormir já pode afetar negativamente a qualidade do sono.

Sendo assim, preferimos limitar nossa ingestão de cafeína baseado na hora em que pretendemos ir deitar.

Assim, nosso último café do dia tende a ser logo depois do almoço — o que funciona bem como regra prática, sem perder qualidade de vida.

 

Palavras finais sobre a importância de dormir bem

Ter uma boa noite de sono e dormir com qualidade é algo que todos os seres humanos deveriam ter o direito de experienciar.

E que pode depender de vários fatores além dos que trouxemos neste texto.

Entretanto, uma das maneiras mais garantidas de melhorar a qualidade do seu sono hoje é simplesmente começando a remover algumas das perturbações que podem estar acontecendo hoje.

Sendo que diminuir a quantidade ingerida de cafeína, diminuir a quantidade de ruídos que chegam a nossos ouvidos, e a quantidade de luz que chega a nossos olhos são 3 dos pontos mais fáceis de resolver.

E você, tem alguma outra dica pessoal para melhorar seu sono?

Conta pra gente nos comentários abaixo — vamos adorar saber!

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