Dicas de higiene adequadas para seu pet shop

Conheça dicas que tornarão seu negócio mais seguro e apropriado

Você, dono de pet-shop, sabe que boas práticas são capazes de fidelizar clientes e atender as principais demandas do mercado. Há iniciativas simples que podem superar as expectativas de donos de pet e empresários conhecidos.

(Créditos: pexels.com)

Dentro dessa perspectiva empreendedora está a promoção de noções que poderão impactar o seu negócio, melhorando e diversificando o serviço oferecido, como banhos, tosas e outros cuidados com animais.

Um dos itens de maior importância quando se é dono de um pet shop, é a importância dada a higiene. Ela é responsável por manter os cuidados com o local, funcionários e animaizinhos, que serão tratados de forma adequada.

Desta forma, lhe passaremos dicas de higiene que podem influenciar e melhorar o impacto de seu negócio economicamente, sem prejuízos a clientes que possam estar insatisfeitos com suas ações.

 

Higienização periódica

Há donos de estabelecimentos que não tomam os devidos cuidados e tem o péssimo costume de limpar e organizar o local após todas as tosas dos animais agendados para aquele dia de trabalho.

Isso pode oferecer riscos de contaminações e a proliferação de parasitas, como pulgas e carrapatos. Além de oferecer um local insalubre para quem ali trabalha. Do mesmo modo, caso algum tutor de animal veja a situação, já ficará inseguro de deixa-lo em seus cuidados.

O ideal é que se limpe o ambiente após cada animal tosado, de preferência, imediatamente, para que não haja contaminações desnecessárias. Isso beneficiará tantos os animais, quanto ajudará na fidelização de clientes.

 

Use gaveteiros para separar os materiais utilizados

Sendo um item importante para a organização, tenha gavetas onde você possa separar os instrumentos e produtos utilizados, isso ajudará muito na organização de seu pet shop na hora do banho e da tosa.
Além de ajudar na estética do ambiente, que irá parecer desorganizado caso você deixe os materiais de trabalho juntos e a mostra. Separe cada item de acordo com seu tipo, lâminas, máquinas e tesouras.

 

Cuide do ambiente

Não é somente o local de tosa que necessita de atenção, o ambiente como um todo merece que você limpe e higienize de forma adequada. Pois é o local onde possíveis clientes, e os que você já conquistou, terão acesso, seja para ver outros produtos ou levar os bichos.

Tome conta de que o ambiente seja bem arejado e que tenha um bom controle de parasitas e pragas. Se possível, prefira paredes de cor claras, pois passam a sensação do lugar ser clean e totalmente limpo. Se você está à procura de casas para comprar no Rio de Janeiro e investir em um novo negócio, invista em locais que estejam de acordo com as dicas dada acima, será sucesso!

 

Segurança
Uma ótima ideia que irá garantir a segurança de seu pet shop é dividir os animais em grupos específicos de acordo com a sua espécie, o que irá ajuda a diminuir a taxa de acidentes e contaminações. Não coloque, por exemplo, cachorros e gatos em um mesmo secador ou gaiola.

Se possível, separe os animais em grupos durante todo o atendimento. Evite, por exemplo, colocar animais com algum tipo de deficiência ou idosos, junto dos filhotes, que são os mais ativos. Deixe que apenas permaneçam juntos aqueles que forem da mesma raça ou que possuam características parecidas.

Há animais que vivem em casas em condomínio fechado, que não tem a vivência com outros bichos, então se possível, mantenha-os separados de outros cães e gatos.

 

Disponibilize acessórios para seus profissionais
A segurança de seus funcionários também será de grande importância, quando se trata de higiene, é importante que eles possuam acessórios e materiais adequados para o trabalho que executam.

Itens como máscaras, sapatos fechados e luvas adequadas, serão importantes na hora de exercerem as suas funções, dando prioridade para a segurança e a profilaxia de seus subordinados.

 

Instalações e manutenções
Outra dica necessária, é que se mantenha em dia as revisões das instalações hidráulicas, esgoto e fiações. Examine, por exemplo, se as portas de segurança estão funcionando corretamente, para que não haja fugas.

Outro detalhe importante é a atenção aos pisos antiderrapantes na área em que os serviços são realizados, evitando assim que ocorram acidentes e quedas. Dê prioridade a pisos que possam ser molhados, pois eles irão oferecer a segurança necessária. Não utilize pisos ásperos e porosos, pois irão dificultar a limpeza rotineira.

É de importância que o pet shop tenha ventilação adequadas, se você está para abrir um empreendimento nesse segmento e ainda está na fase de procurar terrenos à venda, dê mais atenção a lugares onde tenham bastante vento, já que ambientes muito quentes irão favorecer o surgimento de fungos, podendo ocasionar problemas de saúde tanto aos animais, quanto aos seus colaboradores.

 

Transporte correto
Caso você ofereça o serviço de transporte de animais em seu pet shop, mantenha a atenção redobrada! Sempre utilize caixas de transporte de acordo com o automóvel utilizado, prefira as que sejam específicas para transporte de animais.

Perceba a frequência que você atende a clientes que possuam animais de porte grande, caso seja maior que as de donos de porte normais, se adeque a essa demanda. Prefira veículos que possuam boa circulação de ar e ofereça seguridade aos bichos, pois assim estará cuidando de maneira que não se prejudique a saúde dos animais.

Escute seus clientes
Se você recebeu algum retorno negativo sobre a higiene do seu pet shop, esse comentário merece bastante atenção. Pois um cliente satisfeito poderá te recomendar para um amigo, já um insatisfeito, que observe a recorrência de erros, pode “queimar” seu negócio para muitos outros possíveis clientes que ele conhece.

Se atente principalmente se o feedback foi sobre limpeza, segurança ou tratamentos. Pois são assuntos que não demandam tantos esforços para serem melhorados e colocados em prática. Além do que é melhor que você se atente antes, que mais clientes possam perceber a falha de seu negócio.

Uma boa rede de relacionamento com seus consumidores poderá enriquecer muito mais seu negócio em vários sentidos, seja de práticas de trabalho ou economicamente.

Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhar estas informações em suas redes sociais. Informe seus amigos empreendedores sobre os cuidados importantes com o local de trabalho. Certamente, mais pessoas irão se adequar as essas dicas básicas para um bom empreendimento no segmento pet!

Curta e compartilhe!